loader image

domótica

Já ouviu falar da expressão “internet of things”?
A possibilidade de integrar vários aparelhos e equipamentos numa casa ou edifício tem vindo a evoluir bastante aquilo a que chamamos uma casa inteligente.
Hoje em dia, podemos ter conectados à internet não apenas os nossos computadores, tablets ou smartphones, mas também todos os aparelhos electrónicos que tenhamos em casa, desde alarmes, fechaduras, aparelhos de ar condicionado, colunas de som, sistemas de rega, etc.
Todos os aparelhos eletrónicos domésticos de última geração dispôem de uma ligação à internet.

Torne a sua casa inteligente e
obediente aos seus desejos.

A domótica permite a comunicação entre os vários aparelhos electrónicos de uma casa. Além disso, esses aparelhos podem ser todos controlados por si, através de um smartphone, tablet ou computador.

Vantagens da domótica

Qual será então a grande vantagem de os vários aparelhos electrónicos de uma casa poderem agora ter uma ligação à Internet?
Muito claramente, a grande vantagem e inovação que este conceito traz para a vida dos seus utilizadores é o facto de esses aparelhos poderem comunicar entre si e poderem ser controlados por si em qualquer lugar, desde que tenha também, claro, ligação à internet.

As soluções de domótica são ainda pouco conhecidas e divulgadas. No entanto, pelo conforto e comodidade que podem proporcionar, os sistemas de domótica prometem vir a ter muitos adeptos, face ao crescendo de projetos com estas soluções de automatização.

Como funciona um sistema de domótica?

A domótica utiliza e associa as vantagens dos meios electrónicos e informáticos, de forma a obter uma utilização e uma gestão integrada dos diversos equipamentos de um edifício, quer seja residencial ou comercial. Para o manuseamento do sistema, poderá fazê-lo de acordo com as suas próprias necessidades ou poderá optar por um manuseamento mais ou menos automático.

No funcionamento passivo, um elemento reage só quando lhe é transmitida uma ordem, dada diretamente pelo utilizador, utilizando por isso os recursos disponíveis: botão de pressão, painéis táteis ou telecomandos.

No funcionamento automático, mais avançado e com mais inteligência, o sistema não só interpreta parâmetros, como reage às circunstâncias (informação que é transmitida pelos sensores). Por exemplo, detectar que uma janela está aberta e avisa o utilizador, ou que a temperatura está a diminuir e ligar o aquecimento.

Quer saber mais ou um orçamento para o seu caso?

Deixe-nos uma mensagem.

Idioma

Newsletter

Sign up to our newsletter